top of page

O Instituto Nacional do Desenvolvimento também designado pela sigla INDE, constituído em 22 de dezembro de 2008, possui o título de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado expedido pelo Ministério da Justiça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tem como missão "Articular, promover e apoiar ações que visem oferecer oportunidades de desenvolvimento e integração social para todos os cidadãos, buscando fortalecer a socialização de informações, a inclusão social esportiva e cultural de maneira solidaria entre os membros de nossa sociedade”.

 

O Instituto Nacional do Desenvolvimento tem por finalidades atuar no Esporte, Cultura, Turismo, Educação, Meio Ambiente e Saúde promovendo:

 

 

1) promoção da assistência social;

2) promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;

3) promoção gratuita da educação;

4) promoção gratuita da saúde;

5) defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;

6) promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;

7) experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito;

8) estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.

O INDE é fornecedor da União por meio do SICONV.e SICAF.

cidadania%203_edited.jpg

Atuação: Esporte, Lazer e Turismo

O conceito de qualidade de vida, embora subjetivo, independentemente da nação, cultura ou época, relaciona-se a bem-estar psicológico, boas condições físicas, integração social e funcionalidade.

 

O esporte e o lazer são fatores de desenvolvimento local pelos benefícios que proporcionam à saúde física e mental dos seres humanos e pela oportunidade que oferecem de desenvolvimento individual e convivência social. São atividades reconhecidas pelas Nações Unidas como direitos humanos e, portanto, devem ser promovidas em todo o mundo.

 

Atividades esportivas são uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços de desenvolvimento, educação e combate à violência em várias sociedades, e o lazer é fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos.

 

Ambos conseguem atrair e mobilizar a juventude, promovendo a inclusão e a cidadania, valores como respeito ao outro e à natureza, aceitação de regras, trabalho de equipe e boa convivência social. Além disso, atividades de esporte e lazer geram empregos e renda.

 

Nesse sentido, o Instituto Nacional do Desenvolvimento identifica, desenvolve e administra ações visando a disseminação do esporte, lazer e turismo com consequente melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O INDE é referência no desenvolvimento, co-desenvolvimento e execução de projetos esportivos incentivados.

 

Links úteis:

 

Municipal

 

Estadual

 

Federal

 

 

Atuação: Educação e Cidadania

A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo. Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.

 

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.

 

A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar.

 

Nesse sentido, o Instituto Nacional do Desenvolvimento identifica e desenvolve ações visando a o desenvolvimento da educação e cidadania.

Outros projetos e ou iniciativas de relevância:

 

Links úteis:

 

Municipal

 

Estadual

 

Federal

climate.GIF
abrelpe.png
nacoes unidas.png
IPLA_logo.jpg
unep.png
ocean.jpg

Atuação: Saúde e Meio Ambiente

Não é de hoje que as inter-relações entre população, recursos naturais e desenvolvimento têm sido objeto de preocupação social e de estudos científicos.

 

Desde há muito, as exigências cada vez mais complexas da sociedade moderna vêm acelerando o uso dos recursos naturais, resultando em danos ambientais que colocam em risco a sobrevivência da humanidade no planeta.

 

A história mostra que o homem sempre utilizou os recursos naturais para o desenvolvimento da tecnologia e da economia e, com isso, garantir uma vida com mais qualidade.

 

Entretanto, é fácil constatar que essa equação (exploração dos recursos naturais = desenvolvimento econômico e tecnológico = qualidade de vida) não vem se relevando verdadeira. Isso porque os recursos oriundos da natureza estão sendo aproveitados de forma predatória, causando graves danos ao meio ambiente e refletindo negativamente na própria condição de vida e de saúde do homem.

 

Nesse sentido, o Instituto Nacional do Desenvolvimento identifica e desenvolve ações visando a consevação do meio ambiente com consequente melhoria da qualidade de vida dos cidadãos assim como de sua saúde.

 

Projeto de Saúde em desenvolvimento:

 

 

 

 

 

 

 

 

Capacitar os alunos para a aplicação concreta de uma nova prática de trabalho em Saúde nos diversos contextos institucionais, sociais, individuais e coletivamente, de forma integral e humanizada, para a identificação de problemas prioritários à saúde visando a busca de soluções criativas para a resolução dos mesmos.

Outros projetos e ou iniciativas de relevância:

 

 

 

 

 

Links úteis:

 

Municipal - Saúde

 

Estadual - Saúde

 

Federal - Saúde

 

Municipal - Meio Ambiente

 

Estadual - Meio Ambiente

 

Federal - Meio Ambiente

Cursos de Saúde
a distância
onubr.png
lixo3.GIF
nossas praias porto seguro.GIF
bottom of page